Onde encontro um perito grafotécnico no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Perito grafotécnico no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo

A perícia grafotécnica é uma ciência cujo principal objetivo é verificar a autenticidade ou falsidade material de uma assinatura ou texto manuscrito, bem como determinar sua autoria.

Essa prática se baseia na comparação e confronto morfocinético de escritos questionados com padrões de confronto autênticos.

Esses padrões podem ser de duas categorias: padrões pré-existentes, ou seja, produzidos antes do documento em questão e sem propósito pericial, e padrões coletados pelo perito para fins periciais, chamados de peças-teste.

Profissionais da área da Justiça, como juízes, promotores de justiça, advogados e outros, têm recorrido à perícia grafotécnica para obter esclarecimentos claros, profissionais, objetivos, imparciais, inequívocos e conclusivos em relação a assinaturas e escritos contestados nos tribunais brasileiros.

Essa ciência utiliza conhecimentos técnicos e científicos de especialistas para buscar a verdade e revelá-la.

O perito forense nomeado pelo Juízo compromete-se a exercer seu papel com fidelidade, estabelecendo assim uma relação de lealdade e confiança com o Poder Judiciário.

Dessa forma, ele contribui para o esclarecimento do processo em questão, honrando os magistrados, promotores e advogados que lhe confiaram a importante tarefa de investigar a verdade.

A perícia grafotécnica é possível graças ao primeiro princípio fundamental escrito por Edmond Solange Pellat, considerado o pai da Grafoscopia, que afirma que “a escrita é individual”.

Isso significa que ela é o resultado de estímulos cerebrais que determinam movimentos e, consequentemente, criam formas gráficas.

Portanto, mesmo que alguém tente imitar uma escrita, a perícia grafotécnica torna-se capaz de identificar facilmente a falsificação.

O que faz um perito grafotécnico

Quais são os exames grafotécnicos

O perito grafotécnico, também conhecido como perito de assinatura, desempenha um papel fundamental na identificação de assinaturas e na determinação se foram feitas por uma pessoa específica ou não.

O trabalho do perito consiste em realizar exames grafotécnicos ou exames grafoscópicos nas escritas em investigação, com o objetivo de determinar se foram produzidas pelo mesmo escritor em questão.

Essa análise é feita principalmente por meio da técnica de confrontação. O perito compara a escrita em investigação, conhecida como peça questionada, com escritas autênticas da pessoa sob investigação, buscando identificar elementos convergentes ou divergentes entre elas.

Após a conclusão de todos os exames grafotécnicos, o perito deve elaborar o Laudo Pericial Grafotécnico, que apresenta o resultado da perícia.

Esse documento detalha o processo realizado passo a passo, bem como o veredito final. O laudo é uma análise minuciosa e abrangente de todo o processo conclusivo.

Entre em contato pelo WhatsApp

Perícia Grafotécnica no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo

O que é Laudo Pericial Grafotécnico

A perícia grafotécnica tem como principal aplicação a determinação da autenticidade de assinaturas em contratos, cheques, notas promissórias, procurações e outros documentos similares.

Além disso, essa técnica também é empregada para detectar a autoria de cartas anônimas, verificar se um atestado médico foi falsificado, confirmar se uma prova de vestibular ou exame foi de fato realizada pelo candidato, e assim por diante.

Entre em contato pelo WhatsApp

Como fazer a perícia grafotécnica no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo?

O que é perícia grafotécnica?

A perícia grafotécnica é realizada por meio de confrontação. De um lado, temos o documento a ser periciado, conhecido como peça questionada, e do outro, os documentos contendo a escrita autêntica da pessoa suspeita de fraude.

A perícia consiste em examinar grafotecnicamente a peça questionada e registrar os resultados obtidos. Em seguida, são realizados exames nos documentos contendo a escrita autêntica, chamados de padrões de confronto, e também são anotados os resultados desses exames.

O próximo passo é confrontar os resultados dos exames na peça questionada com os exames nos padrões de confronto.

Se houver um maior número de divergências, isso indica que a escrita da peça questionada não foi produzida pelo autor dos padrões de confronto, ou seja, trata-se de uma falsificação.

Por outro lado, se houver um maior número de resultados convergentes, isso significa que a escrita da peça questionada foi produzida pelo mesmo autor dos padrões de confronto.

Entre em contato pelo WhatsApp

Onde contratar um Perito Grafotécnico no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo?

O que faz um perito grafotécnico

Está procurando contratar um Perito Grafotécnico? Nossa empresa é especializada em perícia grafotécnica, atendendo no bairro Bom Retiro na cidade de São Paulo.

Realizamos serviços de Perícia Grafotécnica e também atuamos como Assistente Técnico Grafotécnico em processos judiciais no bairro Bom Retiro em São Paulo.

Entre em contato conosco para solicitar um orçamento sem compromisso. Clique no botão abaixo para entrar em contato pelo WhatsApp.

Entre em contato pelo WhatsApp